Quem pode fazer a certificação energética de edifícios

Em primeiro lugar é importante que saiba que existe uma instituição governamental que rege todo este processo de certificação, a ADENE (Agência para a Energia). Fazem desde a formação de peritos à recepção dos certificados energéticos.

Na realidade não é a ADENE que vai a sua casa fazer o levantamento da eficiência energética da mesma, esse trabalho é efectuado por empresas privadas, devidamente licenciadas para o efeito e por intermédio de peritos que tiveram formação na ADENE através de um curso obrigatório.

Isto é, para pedir um certificado energético da sua fracção, deve contactar empresas do ramo que estejam devidamente licenciadas. De seguida estas enviarão um perito que fará a recepção dos dados para a certificação energética. No fundo a certificação é efectuada por empresas que respondem sempre a uma entidade governamental. Ou seja, está garantida a legalidade da certificação assim como aumenta as possibilidades de baixar o custo dos mesmos já que se trata de um mercado de concorrência livre.