Porque devo pedir o certificado energético

Como vê o certificado energético é no fundo uma garantia para quem compra ou arrenda, mas acaba por ser também uma vantagem comercial para quem vende. Com o tempo o mercado irá tratar de reavaliar os imóveis tendo em conta a sua eficiência energética e assim, contribuir para transacções mais justas para todos, minorando o factor da sobrevalorização de imóveis e em paralelo garantindo ao consumidor final uma habitação ou estabelecimento comercial de maior qualidade.

Para além de tudo isto há a questão legal. Se pretende vender ou arrendar um imóvel, é obrigatório ter um certificado energético do mesmo. É um documento sem o qual é impossível fazer a escritura de imóveis ou o arrendamento dos mesmos através de contrato legal. (leia também “legislação da certificação energética“)

Ou seja, se for o proprietário de um imóvel, deverá proceder à certificação do seu imóvel pelas razões já apontadas, já para não falar que até dispõe de beneficios fiscais na certificação energética. Se por outro lado é agente imobiliário, deverá sensibilizar os proprietários dos imóveis que tem em carteira para que procedam à certificação dos mesmos, caso contrário a sua venda não poderá ser efectivada.