autoclismo

Problemas com o autoclismo

Quando um autoclismo está estragado pode perder uma quantidade considerável de água por hora. Assim, o melhor que tem a fazer é  tentar resolver problema com urgência. Aqui estão algumas coisas que se pode fazer em determinadas situações:

Fugas

Para resolver o problema de fugas, existe no fundo do autoclismo, uma junta de borracha que serve para estancar a água. As fugas acontecem porque provavelmente a junta pode estar muito suja ou endurecida devido à acção ao calcário da água. A solução pode passar por limpar a junta e a parte do depósito em que a água assenta. Se a limpeza não resultar, o melhor é substituir a junta. Antes de fazer isso, tenha a certeza que se ao montar a junta o problema fica solucionado. Se comprar uma junta nova, leve a velha consigo para saber qual o modelo certa a comprar, pois existem muitos tipos de juntas, com várias medidas.

O depósito enche pouco ou em excesso

Nos dois casos, é preciso examinar o flutuador: levante-o ou baixe-o, com a finalidade de regular de forma adequada a entrada de água. Se o flutuador não tiver um mecanismo de ajuste, dobre um pouco a alavanca para baixo, se o nível da água for exagerado e para cima, se o nível da água for pouco. Por vezes  o flutuador roça na parede do depósito, correndo o risco de ficar preso. Se isto acontecer deve puxar um pouquinho a alavanca, até que o flutuador se move de modo livre. Depois, dever ter a certeza se a água atinge o nível adequado. Se necessário, regule-o novamente, como indicado.

O depósito enche muito devagar

Quando o depósito enche muito devagar, é porque há uma baixa pressão de água na canalização por algum problema tornando lento o enchimento do depósito. Primeiro verifique a pressão de saída da água. Se a pressão for pouco potente,  deve confirmar com os seus vizinhos se eles também estão com o mesmo problema. Se o seu caso for isolado,para resolver o problema o melhor é chamar um profissional da área com um canalizador. Se o problema for igual para todos,  deve contactar a companhia de abastecimento da água. Se não conseguirem detectar qualquer problema na pressão, verifique se a junta de borracha veda bem. Se a válvula da torneira estiver entupida, deve desmonta-la e proceder à sua limpeza. Aproveite e substitua as juntas e limpe o depósito.